TIC-TAC Atividades digitais

Trazemos a arte aos seus dias

“easier and more efficient”

David H. Jonassen

Aqui encontra atividades digitais baseadas nas tecnologias da informação e da comunicação(TIC)que promovem a sensibilização para o património técnico, artístico e cultural (TAC). Estas têm o potencial de apoiar e cimentar a construção de conhecimento. Nessa perspetiva, os conteúdos e as competências das atividades contribuem para reconhecer a importância e aumentar a resiliência no cuidar do património cultural, através da cognição, da compreensão e da construção do conhecimento.

Breve descrição das atividades:

1) Cultural Heritage Storyboard-Ensinar património

Descrição Breve-Nesta atividade propomos a sensibilização para a aprendizagem e divulgação das matérias relacionadas com o património cultural e suas obras, utilizando o método de storytelling (4Ps: People-Pessoas Places-Lugar/tempo Plot -Trama/problema Purpose-Propósito).Compondo na appcanva e partilhando no nosso facebook

Recursos necessários- Equipamentos: Computador ou dispositivo móvel (smartphone, tablet…) com ligação à Internet; Aplicações: Canva; facebook

2) PintArt-Compartilhar arte

Compartilhe os seus gostos artísticos guardando na pasta partilhada do Pinterest “PintArt-Compartilhar arte” informações sobre o pin selecionado: Autor, obra, data, região.

Recursos necessários- Equipamentos: Computador ou dispositivo móvel (smartphone, tablet…) com ligação à Internet; Aplicações: Pinterest

3) Artyourphotos-Publicar criações artísticas

Nesta atividade propomos a partilha das próprias produções fotográficas com recurso aos filtros artísticos da câmara do telemóvel e tirar o melhor partido dos seus dispositivos móveis e das mais recentes aplicações de criação artística, no seu dia-a-dia, em casa ou no emprego.É uma atividade integrada no projeto IDART-is degradation Art?O projeto pretende fotografar detalhes do património cultural e natural com recurso à utilização de filtros artísticos

https://www.artechnolab.com/

Recursos necessários- Equipamentos: Computador ou dispositivo móvel (smartphone, tablet…) com ligação à Internet; Aplicações: Conta de e-mail

4) HeritageTalks- Mensagens a Conversar Património

Descrição Breve- Nesta atividade sugerimos que os participantes explorem a app de criação de podcasts “anchor”,do spotify com o intuito de dar o seu contributo para as sessões “Heritage Talks|Conversar Património”.O participante poderá deixar uma mensagem de voz e eventualmente participar no próximo podcast.Discute-se aqui o património” Trazemos arte aos seus dias We bring art to your days Podcasting Heritage talks, Conversar Património, História Técnica da Arte; Technical History of Art TH ART What does TH ART bring to your life? What is the importance of TH ART to our daily life? How do you appreciate art in words? How do you express your feelings through art? why cultural heritage is important? why cultural heritage matters? why cultural heritage preservation is important? why cultural heritage is important for nation building? why cultural heritage? why protect cultural heritage? why value cultural heritage?”

Recursos necessários- Equipamentos: Computador ou dispositivo móvel (smartphone, tablet…) com ligação à Internet; Aplicações: Serviço Anchor, Conta de e-mail (ou em alternativa, conta no Facebook ou no Google +, para criar ou fazer o login no Anchor)

5) ReArt-Relatar e Aprender Arte

Nesta atividade sugerimos que pratique a elaboração de pequenos textos respondendo a questões orientadoras por sessão assistida: Que tópicos me chamaram particularmente a atenção no tema abordado na Sessão? Que perguntas gostaria de fazer ao/à orador/a? Que semelhanças ou diferenças encontro entre a temática da sessão e a minha própria prática? Tenho alguma sugestão a fazer?A actividade possibilita o treino para a sintetização escrita e para a interação social na medida em que se trata de uma resposta a um questionário.

https://www.artechnelab.com/

Recursos necessários- Equipamentos: Computador ou dispositivo móvel (smartphone, tablet…) com ligação à Internet; Aplicações: Conta de e-mail

TIC-TAC: Aumentar a resiliência e o conhecimento no cuidar

Introdução

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm o potencial de apoiar e cimentar a construção de conhecimento através de ferramentas cognitivas tecnológicas e de comunicação, promover o fortalecimento das habilidades comunicativas e sociais, criando redes de intercâmbio universais (Hung, 2015).

A internet é definitivamente  uma fonte de informação, mas não um instrumento cognitivo.

Jonassen afirma que o ensino deve ser focado na cognição, na compreensão e na construção do conhecimento para a resolução de problemas através da atividade cognitiva (Jonassen, 2000). Nessa perspetiva, os conteúdos e as competências das atividades propostas promovem a sensibilização para o património técnico, artístico e cultural (TAC), através da resolução de problemas, e alertam para a sua importância através da cognição, da compreensão e da construção do conhecimento.

Apreciação e justificação prática da escolha

As atividades propostas podem ser aplicadas no roteiro lúdico do património cultural que pretendemos desenvolver, de interação com as escolas, com as famílias, e entre crianças e adultos. Estas atividades, por outro lado, proporcionam a literacia digital,  tanto do adulto com da criança, na medida em que:

a) permitem a prática da partilha dos conteúdos digitais;

b)conduzem à reflexão sobre a partilha das mesmas;

c) e possibilitam a educação para a tomada de responsabilização pelo seu conteúdo e para ética de divulgação de fotos na internet.

Vantagens

O fato de estas atividades possuirem serviços amplamente conhecidos é uma mais-valia considerando os tutoriais enquanto funcionalidades do próprio serviço, o que facilita a interpretação da utilização das aplicações, e a resolução de problemas. Por outro lado, também são facultados exemplos nas páginas de Facebook e Instagram destes mesmos serviços. A existência deste material prévio facilita a inspiração para as próprias criações. Tratam-se assim de atividades que promove definitivamente a criatividade, essencial para a cimentação de conhecimento.

Desvantagens

As aplicações utilizadas recolhem alguns dados dos utilizadores. É aconselhável consultar a política de privacidade deste serviço. Tendo em conta esta questão, mas também todo o modo partilha das aplicações, é essencial que exista a supervisão de um adulto, no caso de ser uma criança a utilizá-la.

Fotos criativas – BAO – Biblioteca de Atividades Online. (n.d.). Retrieved October 17, 2021, from http://aprendercomtecnologias.ie.ulisboa.pt/atividade/fotos-criativas/

Hung, E. S. (2015). Fatores associados ao nível de uso das TIC como ferramentas de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do Brasil e da Colômbia. Universidad del Norte Editorial. https://books.google.pt/books?id=02w2CwAAQBAJ

Jonassen, D. H. (2000). Toward a design theory of problem solving. Educational Technology Research and Development48(4), 63–85. https://doi.org/10.1007/BF02300500

Vanessa Antunes

Deixe um comentário